Split

 Croácia

Europa

Split

A pequena cidade croata banhada pelo Mar Adriático e edificada aos pés dos montes Kozjak e Mosor se tornou um dos destinos mais badalados da Europa.

A região é uma das quais o sol mais brilha o ano todo, possui as praias mais lindas do litoral europeu e uma história milenar que a moldou de maneira singular e extremamente charmosa. Após o domínio dos primeiros colonizadores gregos, a região foi dominada pelo imperador romano Diocleciano - que tinha interesse na península pela sua estratégica posição portuária - que ordenou em Split no ano de 292 a construção de um enorme palácio com 30.000 metros quadrados. Após a queda do império romano, no ano de 639, centenas de refugiados de Salona (outra cidade Croata) fugindo da guerra construíram uma vila dentro do abandonado palácio, e foi a partir do palácio como centro da cidade que a Split se desenvolveu até os dias de hoje, extrapolando os muros para crescer além.

Ao longo dos séculos Split já foi controlada pelo império Bizantino, pela nobreza húngara, pela República de Veneza, pelo Império Austro-Húngaro e até mesmo por Napoleão Bonaparte. No Século XX a cidade sofreu com a ocupação da então Itália fascista, da Alemanha Nazista e posteriormente esteve sob influência da União Soviética.

Tantos povos e tantos séculos de história deixaram para os dias atuais um legado cultural que pode-se ver na beleza da arquitetura da cidade, o que cai muito bem com as belas praias e montanhas deste fantástico e lindo balneário de apenas 180.000 habitantes. Sem medo de errar, é seguro dizer que Split é uma das mais belas cidades de todo o mundo!

Reunião online

Vamos juntos tirar a próxima viagem da sua vida do papel?
Nos deixe te ajudar a viajar mais e melhor, vivemos pra isto!